sábado, 4 de abril de 2015

Games and Activities Part 3

Última postagem desta série de jogos e atividades para serem usados em sala:

1. THE FAVORITES GAME
Esse jogo é perfeito para traçar o perfil dos grupos, descobrindo quais seus interesses, o que eles escutam, assistem e jogam. Cada aluno recebe uma ficha, como o modelo abaixo. Ele funciona como um jogo de "Stop".
Os alunos preenchem os campos com seus itens favoritos. Para itens repetidos, não são marcados pontos e para cada item exclusivo, o aluno marca 1 ponto. Ao final, o professor tem uma ideia geral dos interesses dos alunos.
Outra ideia é levar uma ficha em branco para que os alunos decidam quais categorias usar.

2. DRAWING EVERY SAYING
A ideia é pedir aos alunos que desenhem expressões usadas em inglês no dia a dia em pequenos cartões. O professor pode dividir os alunos em grupos e falar uma expressão para que os alunos a desenhem. vence quem desenhar primeiro. A inspiração veio do site Bored Panda.

3. SPEECH BUBBLES
O professor imprime balões para os alunos (como o modelo abaixo), que devem recortá-los e escrever frases dentro deles. Os alunos podem ser fotografados com seus balões, criar cenas mais elaboradas, posar para serem desenhados por seus colegas e até mesmo fazer um filme mudo.
Enfim, a criatividade fica a critério de cada um. O site scholastic.com ensina doze maneiras de como usar esses balões em sala de aula.
Mostre também o ótimo vídeo abaixo para seus alunos:

4. NIM GAME
Para esse jogo, os alunos são divididos em dois times. O primeiro time deve formar uma palavra usando vogais à vontade, mas apenas uma vez cada consoante, que deve ser riscada da lista. O segundo time deve fazer o mesmo, até que seja impossível usar mais consoantes.
Ganha o time que formar a última palavra. Os alunos ainda podem formar frases, ou até mesmo criar uma composição, usando as palavras do jogo.

5. JUNGLE SPEED
Não é a primeira vez que o blog dá sugestões de como usar nossos tradicionais jogos de maneira pedagógica, então o excelente jogo Jungle Speed não poderia ficar de fora. O jogo pode ser encontrado facilmente e as regras são explicadas aqui ou no vídeo abaixo:
Mas por que não criar nossa própria versão? Tivemos a ideia de fazer uma versão mais simples para ser jogada com os alunos para praticar roupas e cores. Cada aluno desenha seis cartas, escolhendo entre peças de roupas selecionadas (T-shirt, socks, jeans, boots, sweater, skirt) e seis cores apenas (red, blue, green, orange, yellow, purple). As cartas são embaralhadas e distribuídas. 
Uma garrafa plástica é colocada no meio dos alunos, que sentam em roda. O primeiro aluno mostra uma carta e faz uma frase (I've got blue jeans) e assim por diante. Quando duas cartas coincidirem (duas figuras iguais ou duas cores), os dois alunos devem pegar a garrafa. O aluno que não pegou, fica com todas as cartas da mesa e ganha quem terminar suas cartas primeiro.
Para grupos mais avançados, desenhos podem ser trocados por palavras escritas.

6. GUESS THE PRICE
Para essa atividade, o professor prepara cartelas com produtos, em que os preços são escritos atrás delas. O professor mostra a primeira cartela e pergunta aos alunos: "How much is/are the _________?". Cada aluno deve escrever o preço que acha que o produto vale em um papel e mostrá-lo ao professor. 
O aluno que mais se aproximar do preço recebe a cartela e forma uma frase sobre o produto. Ganha quem tiver mais cartelas ao final do jogo. E porque não praticar compras no supermercado online no site Arthur - Supermarket Game?

7. THE KNIGHT, THE PRINCESS AND THE DRAGON
Esse é um jogo em que os alunos jogam como um grande time. Os alunos devem posicionar uma moeda (ou outro objeto) no quadrado abaixo do cavaleiro (imprimir o desenho abaixo). O professor dá uma tarefa (formar ou corrigir frases, soletrar uma palavra, etc) ao grupo e se a tarefa estiver correta, o cavaleiro caminha uma casa em direção à princesa.
Caso a tarefa não seja concluída, os alunos movem uma casa em direção ao dragão. O jogo é finalizado com o cavaleiro chegando até a princesa (vitória) ou ao dragão (derrota). Para grupos grandes, podem ser impressos dois desenhos, para que os alunos joguem em duas estações.

8. SAY A SENTENCE GAME
Que tal seus alunos formarem frases de maneira divertida, através de um jogo? O professor imprime dois sets de cards abaixo para uma turma de até seis alunos. Para grupos maiores, os alunos podem ser divididos em estações, cada estação com um set para jogarem separadamente. Os cards são recortados, embaralhados e posicionados virados para baixo. O primeiro aluno retira uma carta, faz uma frase e marca seus pontos, o próximo continua e assim por diante até acabarem as cartas da mesa.
Frases afirmativas, negativas e interrogativas valem 1 ponto.
Se tirar "Skip", passa a vez sem jogar.
"Ask a friend", o aluno faz uma pergunta a um colega. Se a resposta estiver correta, cada um marca 1 ponto.
O aluno que tirar "Swap Points" pode trocar os pontos com um colega que tiver a maior pontuação.
Ao tirar "Bonus", o aluno faz uma frase e marca 5 pontos.
Os pontos só serão marcados se as frases estiverem corretas. Ganha a rodada quem fizer a maior pontuação.

9. MATCH PARTS OF A WORD
Para essa atividade, o professor imprime um set de palavras e as corta em dois ou três pedaços, embaralhando-as e colocando-as em uma mesa ou no chão. Os alunos, divididos em grupos, têm um certo tempo, estipulado pelo professor, para unir os pedaços e formar as palavras. Cada palavra vale um ponto.
Após o término do tempo, os alunos ainda têm um tempo extra para escrever frases usando as palavras que descobriram. Cada frase correta vale dois pontos. E uma dica de jogo para trabalhar as palavras online está no site Agame - Brain Spa - Word Matching.

10. PAPER PUZZLE
A ideia é separar os alunos em grupos e imprimir uma figura para cada grupo. As figuras, que devem ser de acordo com o que se está estudando, são cortadas em pedaços para formar um quebra-cabeças. atrás de cada peça de papel é escrita uma palavra em inglês, de acordo com o tema estudado.
Cada aluno recebe um set de peças e deve escrever uma frase para cada palavra. Após a última frase, o quebra-cabeças deve ser montado. Ganha quem acabar primeiro.
Alguns sites com "puzzles online":
Boowa & Kwala - Jigsaw Puzzles

11. MAGIC GAME - SAY A SENTENCE
Esse é um jogo que pode ser usado no começo ou no final da aula, para que os alunos produzam frases oralmente. O professor imprime um set de cartas (o número de cartas deve ser igual ao número de alunos), as embaralha e as entrega, uma para cada aluno. O professor também deve providenciar vários pedaços de papéis, com várias palavras em inglês escritas em cada um deles. O aluno com a carta WITCH (chapéu preto) deve se revelar e atacar alguém, usando a frase "I put a spell on you!".
Se o aluno atacado tiver uma varinha mágica (WAND), perde a rodada, pois é um aprendiz (apprentice) e o atacante ganha o ponto.
Se o aluno tiver a carta KING/QUEEN (coroa) ou estrela (STAR), eles levam o ponto, e não o atacante.
Se o aluno tiver a carta SORCERER (chapéu azul), significa que tem os mesmos poderes que o atacante, então o ponto vai para quem tem a carta STAR.
Para ganhar o ponto da rodada, o vencedor deve retirar um papel com uma palavra escrita, lê-la em voz alta e formar uma frase usando essa palavra. Caso a frase tenha algum erro, o seu adversário leva o ponto. O professor pode estipular o número de rodadas, de acordo com o tempo e o número de alunos.
O set deve ter 1 carta WITCH, 1 KING/QUEEN, 1 STAR e várias cartas SORCERER e WAND, de acordo com o número de alunos.

12. SPELLING ACTIVITIES
Atividades de soletrar podem ser muito divertidas. Aqui vão algumas ideias para serem usadas dentro e fora de sala de aula:
1. Alphabet Carpet - Professor e alunos usam uma folha de papel craft grande para desenhar ou pintar letras do alfabeto, como se fosse um tapete. Cada aluno escreve uma palavra em um pedaço de papel e a soletra, pisando em cada letra. O primeiro colega que adivinhar a palavra marca um ponto.
2. Step and Spell - Similar à atividade anterior (pode ser feita com o mesmo tapete de craft), mas dessa vez o professor fala uma palavra, e um aluno deve pisar nas letras a fim de montar a palavra.
3. Alphabet Hopscotch - Baseado no jogo "amarelinha", o professor pode desenhar as letras com giz no pátio da escola. Um aluno joga uma pedrinha em uma das letras e para buscá-la, deve ir pisando e falando as letras em voz alta. Ao final, os alunos devem formar palavras com as letras utilizadas no jogo.
O vídeo abaixo ensina também como jogar "Spelling War". É muito legal e ainda dá para criar outras variações.
 E aqui vai uma lista de sites para praticar online:
Fun English Games - Spelling Games

13. VOCABULARY GAME
Essa atividade pode ser usada para revisar o vocabulário estudado, como por exemplo "nature features". O professor passa um vídeo para os alunos pelo youtube, como por exemplo, o vídeo abaixo:
Ao final do vídeo, os alunos escrevem palavras relacionadas ao tema em pedaços de papel, os dobram e os colocam em uma garrafinha plástica.
Logo em seguida, o professor toca uma música e os alunos, sentados em roda no chão, passam a garrafa. Quando a música parar, o aluno com a garrafa na mão deve retirar uma palavra e fazer uma frase usando essa palavra. Cada frase correta vale um ponto.
Outras variações: os alunos podem soletrar a palavra, fazer uma mímica ou desenhá-la no quadro para que os outros adivinhem a palavra secreta em 30 segundos.

14. WORDS GAME
Esse jogo é mais uma variação dos diversos jogos usando letrinhas para formar palavras já postados nesse blog, mas é sempre bom ter mais de uma opção, não é?
Para esse jogo é necessário um set de letrinhas de plástico (mas também é possível jogar com letras escritas em pedacinhos de papel também), um dado e também papel e lápis para cada aluno. Se o grupo for grande, os alunos podem ser divididos em equipes.
Os alunos sentam em círculo no chão e é sorteado o primeiro jogador. O primeiro aluno joga o dado, e se tirar o número 1 ou 6, deve ir até as letras (que ficam fora da roda) e pegar o maior número de letras para formar palavras sobre um tema previamente escolhido (animals, verbs, words that start with the letter ___, etc). Enquanto o aluno escolhe as letras, os outros devem continuar jogando o dado até que o próximo tire 1 ou 6 e tome o lugar do outro. O professor escolhe o tempo do jogo (5 minutos é o mínimo).
Ao final do tempo, cada aluno deve anotar suas palavras em uma folha de papel e marcar 1 ponto para cada palavra correta. Quem escrever frases usando suas palavras marca mais 2 pontos.
E aproveite para apresentar esse vídeo sobre o alfabeto e palavras em inglês.

15. SPEAKING DICE
O dado feito com várias categorias para treinar o "speaking" dos alunos é um material antigo do blog (ver versões anteriores aqui e aqui). Agora o blog traz três versões novas, duas para kids e uma para teens:
Speaking Dice Kids 1
Speaking Dice Kids 2
Speaking Dice Teens
A ideia é montar dados usando as figuras acima em suas faces. Abaixo, temos o molde para montar um dado:
Ao começo de cada aula, os alunos lançam o dado e fazem uma frase de acordo com o tópico que aparecer. também podem ser praticadas perguntas e respostas.


16. SAY SOMETHING ABOUT
Para este jogo, basta imprimir o tabuleiro e os marcadores abaixo e usar um dado. Cada aluno recorta, dobra e escreve seu nome (ou desenha um avatar) em um marcador, posicionando-o no início do tabuleiro (Start). 
 Após sorteado o primeiro a jogar (quem tirar o maior número no dado), o primeiro aluno joga o dado e move seu marcador, falando alguma coisa a respeito da casa em que parar. O professor pode ajudar, apresentando algumas estruturas gramaticais. 
Quando um aluno atingir a casa "Go to jail", deve ir para a cadeia e perder uma rodada. Este só poderá sair quando for sua vez de novo, e tirar 1 ou 6 no dado (terá 3 chances em uma rodada). Vence quem chegar até o final (Finish).

Agora basta escolher o que usar e deixar seus alunos bem motivados a aprender. E não se esqueçam de que todos os jogos podem ser adaptados para se encaixarem no tema proposto, É só usar a criatividade. Aproveitem!

2 comentários:

  1. I think there are many people like and visit it regularly, including me.I actually appreciate your own position and I will be sure to come back here.
    baixar sonic dash l download sonic dash l sonic dash baixar l sonic dash game l sonic dash download

    ResponderExcluir