quinta-feira, 2 de abril de 2015

Video Activities for Kids

Nessa postagem, uma coleção de vídeos para kids. Os vídeos abaixo podem ser usados não somente para as atividades propostas, mas também com outras ideias.

1. MR, BEAN - ANIMATED SERIES - TOYS
A série animada do Mr. Bean é muito legal para ser usada em sala, pois os episódios são curtos e cheios de detalhes para serem explorados. Não é a primeira vez que o blog usa os vídeos animados do Mr. Bean (ver aqui). O vídeo abaixo, por exemplo, pode ser usado para trabalhar brinquedos (What can you see? / Do you like ___? / Do you have a ___?)
Esse e vários outros episódios, completos ou divididos em cenas, podem ser encontrados facilmente no Youtube. Aproveite para explorar com seus alunos o site oficial, que é muito divertido e cheio de novidades.

2. WHEN IT'S OVER - SUGAR RAY
Os alunos podem assistir ao vídeo e formar frases no present continuous (He is _____ing.).

3. LOVE THIS WAY - EDEN'S CRUSH
Com esses vídeos, os alunos podem praticar perguntas e vocabulário (What can you see?).

4. PINGU AND THE TOY STORE
Esse vídeo é perfeito para complementar uma aula sobre brinquedos (toys). Peça aos alunos que assistam ao vídeo e desenhem seus brinquedos favoritos em pedaços de cartolina. Eles podem ser usados como "flashcards" para ensinar vocabulário e também para jogar "SNAP", em que o professor descreve um brinquedo e os alunos devem bater com a mão em cima do cartão.
site oficial de Pingu também vale a pena ser explorado. Ele contém jogos, atividaDes e até cartões que podem ser enviados pelos alunos.

5. ART ATTACK
O vídeo pode ser usado para trabalhar materiais e instruções. nesse episódio, será feita uma casinha de árvore. O site official do Art Attack (ver aqui ou aqui) é repleto de ideias, vídeos e atividades para imprimir.

6. MR. MAKER
Pode ser usado com o mesmo propósito do vídeo anterior. O site do Mr. Maker (ver aqui) possui atividades, jogos, e vídeos. As atividades são separadas por temas, materiais e níveis de dificuldade.

7. THE BOX _ SIMON'S CAT
Os alunos assistem ao vídeo e escrevem frases usando preposições (The cat is in the box). Uma outra ideia é incentivar os alunos a criarem histórias em quadrinhos usando outras preposições de lugar.
site oficial, apesar de simples, vale uma visita e ainda pode inspirar várias outras atividades, pois tem vários outros vídeos, fotos, etc.
E os alunos ainda podem colorir o desenho acima e criar fantoches de palito (stick puppets) para praticar perguntas e respostas.

8. WORDTOONS
A proposta do site Wordtoons é muito interessante: "If you can write...you can draw!", ou seja, se você consegue escrever, você consegue desenhar. A ideia é transformar palavras em desenhos.
A página no YOUTUBE está cheia de vídeos com várias outras ideias interessantes que podem ser usadas em sala de aula.  
Algumas atividades que podem ser propostas:
1. O professor escreve uma palavra no quadro e os alunos a transformam em um desenho.
2. O professor escolhe um tópico e os alunos, em grupo, desenham o máximo de wordtoons que conseguirem em 10 minutos.
3. Cada aluno desenha um wordtoon para que os outros descubram qual palavra foi usada e onde ela se encontra.

9. SHREK TRAILER
Apresente o vídeo e cerifique-se de que os alunos saibam o nome dos personagens (Who's this? / What's his name? / Is this Fiona? / Do you like _____?).
Logo após, cada aluno recebe um pedaço de massinha para representar seu personagem favorito. O professor deve estimular a conversação enquanto os alunos trabalham, sempre fazendo perguntas.
Ao final, os alunos apresentam seus personagens, descrevendo-as através de frases (My favorite character is ______. / Shrek is tall and green.).

10. JUST DANCE - ONDE DIRECTION
O professor seleciona pelo Youtube, um vídeo da coleção Just Dance (gravado de jogos de videogame) e o projeta no telão da lousa interativa (de preferência, uma música que os alunos já tenham trabalhado a letra anteriormente). O vídeo abaixo é da banda One Direction.
Cada aluno escolhe um dos participantes para seguir, tentando dançar e cantar igual a eles. Uma atividades simples, mas que trabalha a letra da música, atenção, e trabalho em equipe.

11. FIVE LITTLE MONKEYS
Junto com o vídeo, os alunos podem usar também fantoches de palitos (stick puppets).
O professor pode imprimir um set abaixo com cinco macaquinhos e uma cama para cada aluno. Os macaquinhos foram adaptados do site yscoloring.com:
Já a cama foi tirada do site coloringbookarea.com:
E ainda é possível imprimir máscaras pelo site familyfriendlyfun.co.uk:
Os alunos podem usá-las para encenar a música, ao invés de usar os fantoches.

12. FIVE LITTLE DUCKS
O vídeo abaixo, do canal The Learning Station, deve ser apresentado aos alunos, pois serve de inspiração para a atividade:
Para essa atividade, o professor imprime uma figura "Mother duck" (tirada do site sheknows.com)
e uma figura de "little duck" para cada aluno. O set abaixo (tirado do site colorkiddo.com), já vem com oito figuras.
Cada aluno pinta o seu patinho e o transforma em um fantoche de palito. Um aluno, ou o professor, pode ser "Mother duck'. Após assistirem ao vídeo, professor e alunos cantam a música, adaptando a quantidade para o número de alunos do grupo.
E os alunos ainda podem colorir um desenho para levar para casa, como esse tirado do site madacademy.com:
Já o download da figura abaixo, você faz no site education.scholastic.co.uk:
13. THE DUCK SONG
Para ensinar essa música, que tem a letra um pouco mais complicada e expressões como "Waddle" (a maneira como os patos e pinguins andam), primeiramente o professor imprime o set com figuras e trabalha o vocabulário. Depois o professor mostra o vídeo com a música e pede que os alunos identifiquem o vocabulário.
Na segunda vez que mostrar o vídeo, cada aluno segura uma figura, e ao ouvir a música de novo deve levantar-se e mostrar a foto, falando a palavra junto com a música.
Logo após o vocabulário trabalhado, o professor pode começar a trabalhar com a letra da música. Outras atividades podem ser aplicadas como ouvir a música e pegar os cards primeiro, ou simplesmente colocá-los em ordem.
A letra da música você encontra no site Songdrops-the-duck-song.

14. TWINKLE, TWINKLE, LITTLE STAR
Uma das músicas mais legais de ensinar para crianças, agora vem acompanhada de um vídeo muito bonito e legal de assistir, do blog http://www.supersimplelearning.com/blog/:
O site dltk-teach - twinkle nos traz várias atividades para imprimir e a letra da música para que possamos praticar com os alunos.
Outra ideia interessante é pedir que cada aluno customize uma estrela (usado tinta, cola colorida, glitTer, colagens, etc) e a use para apresentar a música ao final da aula.

15. TEN IN THE BED
Esse vídeo do Youtube é muito divertido para ensinar ou reforçar os números de 1 a 10. Um a um, os Teddy Bears vão caindo da cama e os alunos podem ajudar a contar.
O professor ainda pode imprimir Teddy Bears para serem transformados em fantoches de dedo e os alunos podem usá-los para cantar a música.
E que tal pedir aos alunos que pintem cada Teddy Bear de uma cor diferente para reforçar o vocabulário sobre cores?

16. ALICE, THE CAMEL
Muitas vezes ensinar os números pode ser tornar interessante se os alunos descobrirem como usá-los de maneira prática. Com a música "Alice, the Camel" os alunos usam os números de 1 a 5. Além de muito divertida, a música pode ser apresentada pelos alunos para outros grupos.
Essa é uma outra alternativa de vídeo:
Os alunos também podem colorir um desenho e transformá-lo em um fantoche de palito (stick puppet) que pode ser usado para auxiliá-los na hora de apresentar a música. O site coloringpages365 traz várias figuras que podem ser impressas.
O site dltk-kids.com ensina a fazer um camelinho com bandejas de ovos usadas e também traz a letra da música. Já o blog tippytoecrafts explica como fazer um fantoche muito interessante para reforçar a música.

Pronto! Agora é só escolher uma das atividades e se divertir treinando o inglês de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário