quinta-feira, 2 de abril de 2015

Dicas de Sites - Parte 2

Dando continuidade à última postagem, aqui vão mais alguns sites bem interessantes para completar a sua coleção:
1. O blog argentino Mini Papercraft traz uma coleção de bonecos para imprimir e brincar - tudo de graça. A ideia é imprimir e montar bonecos com os alunos, ensinado-os todos os procedimentos em inglês.
Com os bonecos em mão, os alunos podem usá-los em várias atividades. Podem montar um mini-role play e apresentá-lo para o grupo, criar diálogos, desenhar storyboards (alguns storyboards você encontra no blog Rocket Fiction) e muito mais.
Outra ideia é apresentar um vídeo em inglês para inspirar os alunos e treinar sua compreensão oral. Os alunos podem, inclusive, representar a mesma história resumida ou criar um novo final com seus bonecos.
Inclua também uma visita ao site Marvel Comics - X-men para que eles possam ler samples de revistas em inglês. Com certeza várias outras ideias criativas irão surgir.
2. No site Visuwords é possível surpreender seus alunos com um dicionário gráfico que mostra a definição das palavras e suas associações em forma de rede neural? 
Sua interface é muito fácil de usar: basta digitar a palavra para o site dar sua definição, funcionando também como "thesaurus".
3. O site Make Me Genius garante transformar crianças em gênios através de vídeos educacionais que cobrem basicamente todo o conteúdo escolar até o "6th Grade".
O vídeo abaixo, por exemplo, fala sobre "food pyramid" e complementa o post passado sobre "healthy snacks".
E na sessão "EDUCATION PPT" você ainda pode fazer download gratuito de apresentações em Power Point para serem usadas em suas aulas.
4. O site Dress Up Mix é excelente, pois pode ser usado para diversos fins: dá para trabalhar com roupas, descrições físicas, celebridades, jogos de culinária e decoração.
5. Um site indispensável para ensinar inglês para crianças é o Sesame Street. Além de ter vários jogos educativos, você pode selecioná-los por assuntos (música, arte, etc), temas (roupas, animais, etc) ou personagens (Elmo, Grover, etc).
Outra ideia interessante é usar vídeos do Youtube para reforçar temas. O vídeo com Kate Perry e Elmo é perfeito para trabalhar com os opostos (opposites).
Já o vídeo com Bruno Mars - Don't Give Up é mais motivacional e vale a pena trabalhar a letra, pedindo que os alunos a escutem e tentem anotar expressões e pequenas frases ou palavras.
6. O site Anglomaniacy é super completo e tem uma grande quantidade de atividades, jogos, atividades para imprimir, testes e quizzes. E o mais legal é que ele já vem dividido por tópicos, como por exemplo roupas, animais domésticos, família, etc. 
7. O excelente site Between the Lions é repleto de jogos educativos, histórias e vídeos e até mesmo uma parte especial para pais e professores.
8. Quem ainda não ouviu seus alunos falarem em Monster High? O site oficial é muito interessante e repleto de jogos, que podem ser adaptados para serem usados em sala, assim como vários vídeos online. Outras atividades podem ser encontradas em site como o dressup121.com.
9. O site eastoftheweb.com/games possui alguns jogos online sobre palavras em inglês, como por exemplo um caça-palavras diário, que vem sempre com um tópico diferente.
10. O site Boowakwala é repleto de jogos e atividades educativas, funcionando muito bem para trabalhar o inglês com crianças. Mas as categorias SONGS e STORIES valem uma atenção especial.
11. No site Ask Guru Joe cada aluno pode fazer perguntas sobre seu futuro em inglês e receber respostas rapidamente. É uma excelente maneira de praticar YES/NO QUESTIONS e fazer com que os alunos utilizem o inglês já no primeiro dia de aula de maneira prática e divertida. As respostas são repletas de expressões usadas no dia-a-dia.
Mas é importante deixar claro aos alunos que isso é apenas uma brincadeira. O site também tem um filtro que detecta palavras não-apropriadas e repreende que fizer mal uso dele. É importante a supervisão do professor durante toda a atividade.
12. O site TEACHING TIPS INDEX é bem interessante e vale a visita. Além de vários artigos relevantes tem um menu principal - QUICK LINKS - dividido por tópicos, o que torna a consulta mais ágil.
Atenção especial para a parte sobre TEACHING TECHNIQUES.
13. O site Big Green Rabbit é muito rico e tem um excelente visual: lá você encontra músicas, vídeos, jogos e até alguns passos de dança, todos ensinados em inglês. 
Ótimo para trabalhar com animais e dinossauros e os vídeos também podem ser acessados pelo youtube.
14. Um dos sites mais interessantes para crianças. O Mother Goose Club possui uma infinidade de músicas e rimas, além de várias ideias e atividades em formato PDF para imprimir e usar com os alunos.
Além de visualmente encantador o site é muito prático e os vídeos podem ser acessados também pelo youtube.
15. E para terminar, aqui está uma lista de alguns sites e blogs que valem a pena estar em nossos favoritos para consultas, ideias para as aulas e desenvolvimento profissional:

Um comentário: