domingo, 5 de abril de 2015

It's Gardening Time!

Que tal plantar com seus alunos? É mais uma maneira de usar inglês em atividades que estimulam não somente a curiosidade, mas também a consciência ecológica. Primeiramente precisamos saber onde vamos plantar. A escola dispõe de uma área para isso? Temos algumas soluções para isso.
Primeiramente o professor pode iniciar mostrando um dos vídeos abaixo para apresentar o vocabulário:
1. To The Garden
2. Donald's Garden
3. Mickey's Garden
4. Peppa and George's Garden
Os alunos podem criar flashcards com o novo vocabulário (trowel, fork, watering can, seeds) e usá-los em jogos. Não esqueça de escolher as sementes e de trabalhar também as ações e os procedimentos. Alguns sites trazem várias dicas e ideias interessantes:
Agora é hora de ir plantar. Caso não tenha um local, que tal plantar em garrafas pet? Diga aos alunos que visitem o site http://www.recycling-guide.org.uk/ e pesquisem fatos ou o que mais lhe chamaram a atenção sobre reciclagem.
Mostre aos alunos a reportagem sobre como fazer mini-jardins com garrafas PET no site Casa Sugar - Vertical Recycled Bottle Gardens. A reportagem em inglês cita um projeto criado no Brasil e é uma leitura fácil e rápida.
Outra ideia é que os alunos criem vasinhos usando tubinhos de rolos de papel higiênico. A ideia foi inspirada em uma postagem do excelente site Atitudes Sustentaveis.
Apesar de ser em português, o professor pode trabalhar as instruções em inglês com seus alunos (cut, fold, glue). Outra ideia é levar para sala diferentes tipos de sementes, para que os alunos possam escolher o que querem plantar, praticando ainda mais o seu inglês (What do you want to plant? / Which seeds do you want? / Can I have _____, please?).
Aproveite também para trabalhar outros vídeos com seus alunos. O vídeo abaixo é do PBS Kids:
Ou que tal um vídeo para trabalhar vocabulário? O vídeo abaixo é do canal KidsTV123:
Os alunos também podem se inspirar no vídeo abaixo e criar o seu próprio tutorial, com dicas. Os pais ficariam orgulhosos!
Abaixo, algumas sugestões de jogos e atividades online:
gamesgames - garden games
O site coloringmates.com tem várias figuras para que os alunos possam imprimir e colorir. A figura abaixo é do site kidscanhavefun.
O site melissaanddoug.com nos traz essa ideia de fazer plaquinhas para nosso jardim e fica bem legal.
A figura abaixo é do site coloring-pages-kids.
Outra ideia é plantar sementes de feijão em copos de plástico, como explica o site peepandthebigwideworld. Os alunos podem manter um diário sobre o crescimento da planta (foto tirada do pinterest).
Além de poderem levar para casa seus copinhos, os alunos ainda podem aprender a história "Jack and the Beanstalk".
O site azcoloring tem várias figuras para colorir.
Para os que plantaram flores, uma ideia de craft é fazer essas flores de papel para serem levadas para casa. Os cabinhos são palitos cobertos com papel crepom verde e colocados em copos de plástico com terra.
O site 800 florals - glossary traz um glossário com diversos tipos de flores e o site primarygames - flowers/games é repleto de jogos sobre flores que podem ser usados com os alunos.
Bem, agora é só preparar essa aula especial e se divertir muito com seus alunos. Boa diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário