segunda-feira, 6 de abril de 2015

10 Crafts To Practice English Speaking

1. PAPER FORTUNE TELLER
Com essa atividade, seus alunos irão praticar perguntas e respostas no futuro simples de uma maneira muito divertida. Primeiramente, peça aos alunos que estudem o ponto gramatical no site englishpage.com.
Depois, os alunos participam de um quiz no site englishclub.com. Agora, a ideia é usar um "paper fortune teller" feito por eles mesmos e as instruções de como montá-lo estão neste link.
Os alunos ainda podem praticar a sua compreensão oral, assistindo ao vídeo tutorial abaixo:
O lado de fora é pintado, cada pedaço, de uma cor diferente e no lado de dentro são escritas as palavras "YES" e "NO" de maneira intercalada. Agora é só o aluno formular sua pergunta, dizer um número ao seu par, escolher uma cor e descobrir a resposta (Will I travel this year?). 
Para os alunos de níveis mais avançados, que tal fazer suas perguntas online pelos sites goddessflight.com e gipsyfortuneteller.com? O blog já havia dado uma dica de site de previsões do futuro neste link (ask-guru-joe). Aproveitem também para cantar a música Fortune Teller com a banda Maroon 5 e trabalhar com a letra.

2. CARDBOARD PAPER THEATRE
Os alunos podem montar um teatro coletivo usando caixas de papelão grandes para uma apresentação de fantoches. O modelo abaixo é do site tipjunkie.
E os alunos ainda podem desenhar ingressos e a programação da peça para convidar os outros grupos para assistir sua apresentação.

3. PAPER BAG PUPPETS
A ideia é criar fantoches de sacos de papel (bag puppets) para serem usados em histórias ou com músicas. Os alunos fabricam seus fantoches, os utilizam em sala para praticar seu inglês e ainda os usam para guardar suas coisas (podem inclusive ser usados com a atividade anterior.
Os modelos acima foram feitos para estudar os animais da fazenda. Ao final da aula, os alunos usaram seus saquinhos para guardar um set de cards de animais da fazenda que eles mesmos desenharam. Abaixo, um tutorial mais elaborado.

4. ANGRY BIRDS FINGER PUPPETS AND PAPER CRAFTS
A febre do momento, os "Angry Birds", podem ser usados em nossas aulas de inglês para praticar perguntas e respostas. O excelente blog Inventare traz uma ideia muito legal: fazer fantoches de dedo com essas personagens.
Mas os alunos podem colorir seus próprios Angry Birds, tirados do site jogosonlinewx e usá-los como fantoches de palitos. Basta imprimir o desenho abaixo.
Alguns artigos interessantes sobre como usar fantoches em sala de aula podem ser encontrados nos sites Larry Ferlazzo e Children Learning English Affectively.
Outra ideia de usar os Angry Birds é criar modelos em papel, encontrados no site deviantart.com. O professor pode trabalhar a montagem com instruções em inglê.
Os alunos podem usar seus modelos para "brincar" em inglês e criar situações usando a lingaguem trabalhada. Apresente o trailer abaixo para que os alunos criem novas situações a partir dele.

5. TOWN MODEL
O grupo pode montar uma maquete de uma cidade para estudar seus elementos e lugares públicos (school, market, hospital, etc). O modelo abaixo é do  crablogftsforkids.
Os alunos podem formar frases para apresentar a sua cidade:
Our town is ________. / It has a _________.
There is /are ________. / This is the ________.

6. MY VERY OWN TV
Uma excelente maneira de fazer seus alunos praticarem o inglês é montar com eles uma TV e um programa de TV em que eles são os apresentadores. Uma caixa de papelão pode virar uma TV, mas ela também pode ser confeccionada com papel craft e papel celofane colorido.
Para praticar vale tudo: cantar uma música, preparar uma apresentação e até mesmo usar fantoches. Cada aluno pode se apresentar e mostrar seu talento. Que tal apresentar um vídeo aos alunos para servir de inspiração, como o da pequena Natalie Okri?
Outra ideia é gravar seus alunos para que eles possam assistir a suas performances depois. Com certeza eles irão adorar e dar o melhor de si.

7. GRAFFITI ART
Mostre o vídeo abaixo aos alunos para falar sobre arte, grafite, cores e formas de se expressar. Pergunte também a opinião dos alunos sobre o tema e sobre o vídeo.
Agora a ideia é sugerir aos alunos que escolham um tema para que possam expressar sua opinião coletivamente através de um mural. O mural pode ser feito com várias folhas de papel craft (papel de embrulho) coladas em uma parede e podem ser usadas tintas, giz de cera, canetinhas, etc.
Os alunos podem apresentar seu trabalho para toda a escola, explicando o processo em inglês. E o professor pode documentar tudo em forma de vídeo ou fotos.

8. FISH TANK
Peça aos alunos que assistam ao vídeo "Salmon Dance" e façam uma lista dos animais aquáticos que conhecem. O professor pode ajudar com as palavras novas.
Agora os alunos devem checar o vocabulário de criar seus próprios aquários, usando, por exemplo, caixas de papel.
Outra ideia é usar potes de plástico.
O professor também pode levar um modelo de aquário para que os alunos desenhem seus animais.
Os alunos podem praticar as perguntas:
What do you have in your fish tank? / Do you have a _____?
What's this? / Is this a ______?

9. FISHING GAME
Os alunos pescam peixinhos de E.V.A. com números desenhados sobre eles. Cada número corresponde a uma tarefa a ser realizada, ou a uma palavra que deve ser usada pelos alunos para formar frases. A figura abaixo é do site buggyandbuddy.
Outra ideia é fazer peixes de papel usando o molde abaixo.

10. PAPER DOLLHOUSES
Cartolinas, caixas de sapatos e caixinhas podem se transformar em uma casa de bonecas e em mobília. Afigura abaixo é do site planetsmarty.
Os alunos podem praticar frases como:
This is the kitchen. / There is /are ________ in the living room.
My house has three bedrooms.
E que tal tentar fazer um castelo? Esse é do site tipjunkie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário