quinta-feira, 2 de abril de 2015

Using Music In Class - Videos and Ideas

Nessa postagem, algumas ideias de como usar música e vídeos musicais em nossas aulas:
1. KIDZ BOP
Esse grupo formado por crianças vem se destacando, não só por seus vídeos animados e coloridos, mas também por criarem versões apropriadas para as músicas mais tocadas na atualidade.
O professor pode trabalhar com as letras da música, explorar o visual dos clipes e vocabulário, ou até mesmo usá-los como música de fundo para outras atividades.
Por exemplo, que tal usar o vídeo "Safe and Sound" para trabalhar "What's his / her name?" ou "Who's this?"?
Ou que tal usar "Best Day of My Life" para trabalhar "He's / She's wearing _____.?
O vídeo "Call Me Maybe", por exemplo (que já foi citado em uma outra atividade desse blog), pode ser usado para trabalhar o vocabulário de parque de diversões (carnival).
Todos os vídeos podem ser encontrados no canal oficial do youtube - KIDZBOP e trechos de músicas podem ser ouvidos no site oficial - Kidzbop.com.
2. HAPPY - PHARRELL WHILLIAMS
Se formos ensinar "feelings", uma boa ideia é ilustrar a aula com esse vídeo. A letra ainda é ótima para ser trabalhada em sala. Confira a letra no site songmeanings.com e também o site 24hoursofhappy.com. E porque não trabalhar o vocabulário de roupas usando o mesmo vídeo?
Outra opção é usar o vídeo com a letra, na versão com Minions.
3. STRAWBERRY SWING - COLDPLAY
O video pode ser usado para praticar perguntas e respostas (What can you see? / What is he doing? / Is he ___ing?).
4. A THING FOR ME  METRONOMY
O professor pode jogar Loto com os alunos usando as palavras que aparecem no vídeo. Basta escolher algumas palavras do vídeo, dividi-las entre os alunos e passar o vídeo. Cada palavra que aparecer no vídeo é riscada da lista.
5. LET IT GO _ FROZEN SOUNDTRACK
As músicas com versões com letras são uma excelente opção para começar ou terminar uma aula, ou até mesmo fazer parte de uma atividade gramatical.
6. ROAR - KATY PERRY
Essa versão é interessante, pois apresenta aletra da música usando emojis. Que tal se os alunos tentarem fazer a mesma coisa com sua música favorita?
7. WAKE ME UP - AVICII
Outra ótima versão de "lyric video".
8. HEY BROTHER - AVICII
Mais um vídeo em que é possível trabalhar várias outras coisas além da letra.
9. ORDINARY LOVE - U2
Os alunos podem tentar criar uma relação entre a letra da música e Nelson Mandela. Cada um pode explicar seu ponto de vista.
9. THE FOX _ GLEE CAST
Além de trabalhar a letra, os alunos podem também aprender sobre animais e sons.
10. PART OF ME - KATY PERRY
Mais um vídeo bem produzido em que a letra pode ser explorada. O professor pode trazer frases em pedaços de papel (Days like this I want to _____ away.) para que os alunos as completem e as coloquem em ordem.
11. IT WILL RAIN - BRUNO MARS
Além de trabalhar a letra e o tempo verbal "Future Simple" (It will rain.) o professor pode ir um pouco mais além. Que tal pedir aos alunos que façam uma lista de todos os objetos que aparecem nas cenas? Outra ideia é pedir aos alunos que transformem a letra, criando suas próprias versões, inclusive cômicas. O site Get English Lessons traz uma atividade pronta para ser usada.
12. I WANT YOU BACK - VAZQUEZ SOUNDS
Essa banda mexicana de crianças também cria versões cover de músicas famosas e é muito boa para usar com os alunos. A música pode ser usada até mesmo para atividades com "Freeze" (estátua), "Musical Chairs" (dança da cadeira) ou "Pass the Parcel" (Batata Quente).
13. FORGET YOU - VAZQUEZ SOUNDS
Outra música dessa grande banda. A letra você encontra no site letras.mus.br.
14. DYNAMITE - CHINA ANNE MAcCCLAIN
A letra é excelente para trabalhar contrações e a letra você encontra no site azlyrics.com.
15. IMMORTALS - FALL OUT BOY
Trilhas sonoras também são uma boa maneira de chamar a atenção dos alunos. A música do filme Big Hero pode ser usada para trabalhar "modal verbs" (could) ou até mesmo vocabulário. Letra no site azlyrics.com.
Agora é só escolher a trilha sonora da sua atividade e cantar para valer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário