domingo, 5 de abril de 2015

11 Great Grammar Activities

O blog reuniu várias atividades para praticar a gramática com seus alunos. Algumas atividades podem ser usadas com outros pontos gramaticais. Basta escolher a sua:

1. GLEE - USING ADJECTIVES
Para esta atividades, os alunos devem primeiramente ler a descrição dos personagens no site wikipedia - Characters of Glee e anotar palavras que descrevam os personagens, não apenas fisicamente.
Logo após devem assistir a um dos vídeos, escolher um dos personagens e descrevê-lo usando o maior número de adjetivos possível, usando as estruturas:
He / She is ________. / He's / She's not _________.
Vídeo 1
Vídeo 2
Essa é uma excelente oportunidade de explicar que alguns adjetivos como "FAT" podem ser substituídos por outros menos ofensivos, como por exemplo "CHUBBY", "CHUNKY" ou "A LITTLE BIG". O site oficial do seriado GLEE vale a pena uma visita.

2. PRESENT SIMPLE -3rd PERSON
O objetivo desta atividade é assistir a dois trailers de filmes e formar frases sobre os personagens principais usando o present simple.
Billy Elliot - sobre um garoto que se interessa em dançar Ballet ao invés de lutar, assim como os outros garotos de sua comunidade.
Bend It Like Beckham - sobre uma garota indiana que quebra tradições familiares para jogar futebol profissionalmente.
Modelos de frases:
He / She likes _____________. / He / She Doesn't like ______________.
He / She wants to be ____________.

3. BOARD GAME - FUTURE SIMPLE USING WILL
Para jogar é necessário um dado, imprimir o tabuleiro e um marcador para cada aluno. O primeiro aluno joga o dado e move seu marcador de acordo com o número que for sorteado.
Se parar em uma letra S - Statement - deverá formar uma frase afirmativa (I will...).
Se parar em uma letra Q - Question - deverá formar uma pergunta, e escolher um colega para respondê-la (Will you...?).
Se parar em uma letra N - Negative - deverá formar uma frase negativa (I won't...).
Se parar em uma casa com moedas de ouro, tem a chance de jogar mais uma vez.
Se parar em uma poça d´água, deve retroceder a mesma quantidade de casas que for apresentada no dado.
O primeiro que atingir a linha de chegada ganha o jogo. Também pode ser usado para outros tempos verbais.

4. BOARD GAME - PAST SIMPLE
Peça aos alunos que escrevam verbos no infinitivo em pedaços de papel, que serão dobrados e dispostos no chão ou em uma mesa em forma de caminho. Os alunos deverão decidir onde será o início e a chegada desse jogo de tabuleiro diferente. Após decidirem quem irá começar o jogo, o primeiro aluno joga o dado e caminha as casas correspondentes. Ao parar em uma casa, o aluno deverá abrir o papel, falar o verbo em voz alta e usá-lo em uma frase no "Simple Past". Se a frase apresentar algum erro, o aluno volta uma casa. Ganha quem chegar ao final da corrida primeiro.
Como variação, os alunos podem jogar o dado uma segunda vez. Para os números 1 e 2, a frase deverá ser afirmativa. Para os números 3 e 4 a frase deverá ser negativa e para os números 5 e 6, interrogativa. 
Os alunos podem imprimir e usar os "counters" acima ou criar os seus próprios, personalizados.

5. MEMORY MATCH - SIMPLE PAST
Esta atividade pode ser jogada para revisar "Simple Past" e "Irregular Verbs". Distribua os pedaços de papel com verbos no infinitivo igualmente para dois grupos de alunos, pedindo que escrevam todos os verbos no "Simple Past" em pedaços de papel semelhantes. É marcado 1 ponto para cada acerto. 
Logo após, os alunos jogam memória com os pares de verbos. Para cada par encontrado (um verbo no infinitivo e outro no passado) os alunos formam uma frase no "Simple Past" e o aluno à esquerda decide se será afirmativa, interrogativa ou negativa. Os pontos serão somados com os da atividade anterior para definir o vencedor.

6. VIDEO ACTIVITY - PRESENT SIMPLE + OBJECTS
Primeiramente os alunos assistem ao vídeo "Start All Over - Miley Cyrus" e fazem uma lista com seis objetos que aparecem no vídeo, em uma folha de papel (Ex.: bed, skateboard, bicycle, bus).
Logo após, os papéis são trocados entre os alunos que devem formar frases usando os objetos listados no "Present Simple", no tempo de 4 minutos (Ex.: People sleep in beds / I have a bicycle). 
Para cada frase certa são marcados 2 pontos. Cada frase com um erro vale apenas 1 ponto e frases comdois ou mais erros valem meio ponto.
A letra da música você encontra no site Letras.terra - Miley Cyrus.

7. WRITING A POSTCARD - PAST SIMPLE
A atividade é semelhante a uma brincadeira de amigo secreto. Cada aluno escolhe uma foto de revista de algum lugar e escreve um postal para o colega sorteado.
As frases devem ser escritas no "past simple" e ao final, os alunos leem e corrigem seus postais. O professor pode agilizar a atividade, já trazendo algumas fotos prontas.

8. VIDEO ACTIVITY -VERB TENSES
O objetivo da atividade é que os alunos assistam ao vídeo "Why Can't I" e tentem identificar quantos tempos verbais diferentes eles conseguem identificar. A letra está no site azlyrics.
O professor também pode usar a versão com letra:
Peça aos alunos para escreverem exemplos semelhantes aos tempos que encontraram. Veja a tabela de tempos verbais no site ego4u.

9. MOVIE PLOTS - PRESENT SIMPLE
Peça aos alunos que pesquisem sobre tramas de filmes (plots) no site  IMDB, como este exemplo: "When the evil wizard Gargamel chases the tiny blue Smurfs out of their village, they tumble from their magical world and into ours.". O professor também pode organizar uma atividade de memória com "plots and movie titles".
Outra ideia é mostrar um trailer e pedir aos alunos que escrevam a trama usando o present simple.

10. THE MUPPETS - COMPARATIVES AND SUPERLATIVES
Peça aos alunos que pesquisem os nomes dos personagens do filme "Os Muppets" no site Wikipedia - The Muppets characters. Eles podem fazer uma lista com seus personagens favoritos.
Logo após, eles devem assistir ao trailer do filme e escrever duas frases usando "comparatives" e duas usando "superlatives", como por exemplo: Miss Piggy is fatter than Kermitt. / Fozzie Bear is the funniest character.
Esse outro trailer, do filme mais recente, também pode ser usado:
Ao final os alunos leem as suas frases. Frases corretas valem 2 pontos e frases com 1 erro valem 1 ponto. Frases com 2 ou mais erros não marcam pontos.

11. CREATIVE WRITING - PAST SIMPLE
Para essa atividade, os alunos primeiramente assistem ao vídeo "Last Leaf" do grupo Ok Go pelo youtube e fazem uma lista de coisas que aparecem no vídeo (trees, bird, umbrella, etc).
Logo após checarem o vocabulário, cada aluno deve escolher 10 palavras de sua lista, escrevê-las em uma folha de papel e trocá-la com um colega. O aluno recebe as 10 palavras e deve usá-las em uma composição escrita no "past simple". Ao final, as histórias são lidas e os alunos votam na melhor composição.
Links úteis:
Explicação sobre o "past simple": grammar.about.com
Escrevendo composições em inglês: eslgold.com - writing
Letra da música: letras.mus.br - Ok Go

6 comentários: