segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Christmas Activities - Online Videos

O post de hoje é com vídeos online sobre o Natal. O primeiro, TOY TINKERS é com o Pato Donald e Tico e Teco - Donald Duck and Chip & Dale. 
O segundo, da série Disney's Silly Symphony, se chama THE NIGHT BEFORE CHRISTMAS e mostra um pouco sobre Papai Noel - Santa Claus.
E para terminar, ainda da série Disney's Silly Symphony, o vídeo SANTA'S WORKSHOP, que mostra um pouco da fábrica de brinquedos de Papai Noel, do trabalho dos elfos, renas e cartinhas.
Dentre as atividades que podem ser realizadas baseadas nos vídeos, algumas interessantes são:
1. Criar um diorama - uma cena 3D sobre um dos vídeos. Pode ser feita em uma caixa de sapatos e os alunos podem montar uma pequena apresentação.
2. Escrever uma carta coletiva para o Papai Noel ou desenhar os brinquedos.
3. Escrever palavras sobre o natal que apareçam nos vídeos, que podem ser usadas em uma corrida de revezamento (relay race) para formar frases.
4. Desenhar a casa ou a fábrica do papai Noel e apresentá-la em inglês para o grupo.
E para aproveitar, que tal colorir uma figura de "Santa's Workshop" e explorar o vocabulário?
Esse e outros desenhos para imprimir são do site supercoloring.com.

sábado, 26 de novembro de 2011

Christmas Activities - Free Printables

O site freebies.about.com tem uma infinidade de atividades como caça-palavras para imprimir e usar em sala. Esse abaixo é bem legal. Você consegue identificar os nomes de todas as renas do Papai Noel?
O site printables.kaboose.com também está repleto de atividades para serem impressas. Difícil é escolher qual usar!
Outro site com atividades para imprimir é o sheknows.com. São desenhos para colorir, labirintos e muito mais.
Falando sobre as renas do Papai Noel, outra grande ideia é usar o filme Rudolph - A Rena Do Nariz Vermelho ou uma parte do vídeo pelo youtube. A banda Destiny's Child fez um excelente vídeo que está disponível no youtube.
A letra está no site letras.terra.com.br. Boa diversão

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dica de Filme - ARTHUR CHRISTMAS

O filme Arthur Christmas - Operação Presente ainda não estreou nos cinemas, mas algumas coisas já podem ser usadas em sala e várias atividades já podem ser desenvolvidas com seus alunos.
Peça, por exemplo, que os alunos assistam ao trailer do filme e escrevam um pequeno resumo, ou "plot". Outra ideia é pedir aos alunos que escrevam uma lista de 10 coisas sobre o natal que provavelmente aparecerão no vídeo que será assistido logo em seguida.
Para cada item é marcado um ponto. Todas as palavras podem ser usadas logo após para um "sentence bingo" - cada vez que um aluno acerta uma palavra, deve usá-la em uma frase.
No site oficial do filme é possível fazer downloads de papéis de parede, jogar online, escrever uma carta para Arthur e criar um elfo, entre outras coisas.

Christmas Activities - Christmas Cards

Que tal imprimir cartões de Natal e ajudar seus alunos a escreverem mensagens em inglês para seus pais ou familiares? O site hooverwebdesign.com tem vários modelos prontos para download gratuito.
E porque não criar um cartão pop-up com seus alunos, com o o proposto no site freekidscrafts.com? Cada aluno pode decorar seu cartão como quiser. O site ainda traz vários crafts interessantes, modelos de pop-ups e outros modelos de cartões que podem ser adaptados para o Natal.
Outra opção é enviar cartões de Natal online, como pelos sites 123greetings.com ou free-christmas-cards-online.com. Mas não se esqueçam que as mensagens devem ser em inglês! É possível praticar o reading e obter inspiração em sites como o happywink.org
E um vídeo muito legal para trabalhar com os alunos é o especial de Natal dos Smurfs. Eles podem fazer uma lista de palavras sobre o Natal, desenhar sua parte favorita ou escrever uma frase sobre o vídeo.
Os mais velhos podem desenhar um cartoon baseado no vídeo ou apresentar um "role-play".

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Christmas Activities - Santa Claus

Santa Claus is coming to town! E para esperá-lo, que tal montar um Papai Noel de papel para decorar a sala de aula, como o proposto pelo site familyfun.go.com? Os alunos podem escrever cartinhas em inglês para o bom velhinho, que podem ser colocadas em um mural.
O site hellokids.com traz um Papai Noel para ser impresso, colorido e montado como enfeite. Os alunos podem escrever uma mensagem em inglês e dar de lembrança para os pais.
Já o site writetosanta.ca, além de várias outras coisas, traz desenhos para imprimir e colorir, que também podem fazer parte do mural temático sobre o Natal.
E que tal Justin Bieber cantando a música "Santa Claus Is Coming To Town"? Sem dúvida um ótimo vídeo para ser trabalhado com os alunos.
A letra está no site letras.terra.com.br. Não se esqueçam de enviar suas cartinhas também!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Christmas Activities - Christmas Tree

A primeira ideia vem do site ziggityzoom e consiste em montar uma árvore a partir de dois pedaços de papel cartão verde. Cada aluno pode fazer a sua e decorar como quiser e este é o momento para ensinar aos alunos palavras como: angels, candles, candy canes, stars, balls, etc.
O site christmas-coloring.com tem vários desenhos para imprimir e é dividido em categorias. Já se preferir pintar online, outros sites legais são o thecolor.com e o coloring.com.
Uma atividade também muito interessante é pedir aos alunos que decorem uma árvore de Natal online, como nos sites:
akidsheart.com
allthingschristmas.com
apples4theteacher.com
whychristmas.com
boowakwala.com
O blog listasde10.blogspot.com preparou uma lista com filmes sobre Natal, mas o clip abaixo, do filme Simplesmente Amor vale uma atenção especial.
A letra você encontra no site letras.terra.com. É uma boa ideia cantar essa música com seus alunos neste Natal e quem sabe até preparar uma apresentação para os pais.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Christmas Activities - Nativity Scene

Continuando com a ideia de reciclagem, porque não propor aos alunos a criação de um presépio feito de material reciclável? O site Cacareco propõe um presépio feito de rolinhos de papel higiênico, mas outros materiais também podem ser usados. É uma ótima oportunidade para ensinar o vocabulário relacionado a presépio (nativity scene).
O site xmascoloringpages.blogspot.com tem modelos de presépios para imprimir, colorir e montar, além de várias outras ideias e materiais sobre natal.
E tem vários outros sites com cenas para imprimir e colorir. Alguns dos meus favoritos são o dailycoloringpages e o coloringbook4kids.com.
E para terminar, que tal ensinar seus alunos a cantar a música Jingle Bell Rock com o vídeo da dupla Aly & A.J.? O vídeo do Youtube já vem com a letra. É só praticar e cantar!
Boa diversão!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Christmas Activities - Snowmen

A partir de agora as próximas postagens serão com atividades para o Natal e nada melhor do que começar com os bonecos de neve (snowmen). O professor pode começar a aula mostrando uma história online pelo site British Council - The Snowman. Os alunos podem montar um "snowmen" como o sugerido no site daniellesplace.com.
Outra ideia é pedir que cada aluno crie um boneco de neve de material reciclado. Basicamente tudo pode ser usado: rolinhos de papel higiênico, copinhos de café, algodão, tecido, isopor ou EVA. Além de aprender os nomes dos materiais, os alunos podem nomear seus bonecos e formar frases sobre eles.
E porque não montar seu "snowman" online? Alguns sites como o akidsheart.com, o primarygames.com, o allthingschristmas.com e o actionflash.com têm essa opção muito divertida. Já o site Boowa Kwala traz uma música e uma brincadeira de esconde-esconde online. Outro jogo muito divertido é o Snowman Salvage.
E para terminar, o professor pode ensinar a música "Frosty, The Snowman" usando o vídeo do Youtube.
Bom divertimento!