Essa técnica é muito eficiente para ser usada quando um grupo de alunos apresenta problemas de comportamento em uma determinada aula. Quando a situação estiver complicada, pare a aula e tenha uma conversa séria com os alunos, entregando a cada um uma folha em branco. Os alunos devem dividir a folha em quatro partes, numerando-as de 1 a 4:
Na primeira parte, os alunos devem se auto-avaliar, escrevendo o que fizeram de positivo e de negativo, atribuindo também uma nota por sua participação.
Na segunda parte, eles devem avaliar a aula como um todo e mensurar se a aula foi produtiva para eles, atribuindo também uma nota para a aula como um todo.
Na terceira parte, os alunos devem escrever o que podem fazer para melhorar as aulas, e também que atitudes o professor deve tomar.
E na última parte, os alunos devem escrever um pedido de desculpas formal ao grupo. Aqueles que se comportaram podem escrever uma mensagem aos colegas.
Na aula seguinte o professor lê um resumo de tudo o que foi escrito sem citar nomes e devolve a folha aos alunos. Usando o verso, eles devem escrever tudo o que mudou de uma aula para a outra, fazendo também uma lista do que ainda deve ser aperfeiçoado.
Outra ideia é firmar um acordo formal com os alunos, a fim de que todos atinjam resultados mais positivos ao final do semestre.