Para fechar as postagens sobre histórias usadas em salas de aula, aqui vão algumas dicas de como tornar esses momentos mais produtivos e significativos:
1. Procure uma história que seja relevante tenha uma ligação com o conteúdo que está sendo ensinado e faça uma referência direta ao vocabulário estudado.
2. De preferência, dedique uma aula inteira (ou grande parte dela) para trabalhar a história, assim ela ficará na memória dos alunos.
3. Antes de contar a história, trabalhe o vocabulário e as estruturas gramaticais que serão usadas. Os alunos aproveitarão ainda mais a história.
4. Use todos os recursos disponíveis - livros, vídeos, DVD's e até mesmo flashcards. Uma grande ideia é fazer os flashcards com a ajuda dos alunos.
4. Use todos os recursos disponíveis - livros, vídeos, DVD's e até mesmo flashcards. Uma grande ideia é fazer os flashcards com a ajuda dos alunos.
5. Trabalhe o vocabulário e as estruturas usando uma variedade de técnicas. Ao final da aula, os alunos devem ser capazes de reproduzi-la oralmente (ou ao menos, parte dela).
6. Crie um craft para que os alunos possam levar para casa e ter algo que lembre a história. As possibilidades são enormes: fantoches de palitos, cenas para pintar, maquetes, bonecos feitos de material reciclável (rolinhos de papel higiênico, por exemplo) ou até mesmo um mini-livro com o resumo da história.
7. Crie suas próprias histórias e peça que os alunos interajam, adicionando informações às histórias. Faça perguntas a eles durante a história (What is the name of the princess? / Which pet does she have? / What does she like to eat?).
8. Sempre associe expressões faciais e movimentos a suas histórias. Elas ajudam os alunos a entenderem e a reproduzirem as histórias posteriormente. Veja o exemplo no vídeo abaixo:
O site apartmenttherapy.com traz a ideia de pintar figuras em pedras e contar histórias a partir delas.
7. Crie suas próprias histórias e peça que os alunos interajam, adicionando informações às histórias. Faça perguntas a eles durante a história (What is the name of the princess? / Which pet does she have? / What does she like to eat?).
8. Sempre associe expressões faciais e movimentos a suas histórias. Elas ajudam os alunos a entenderem e a reproduzirem as histórias posteriormente. Veja o exemplo no vídeo abaixo:
Um artigo muito interessante, chamado "Turning Content from MEH to WOW With Storitelling" pode ser lido no site entrepreneur.com, que também traz o gráfico abaixo:
Ou que tal usar um app que cria um teatro de fantoches? Ele pode ser encontrado no blog teaching with apps - fairy tail puppet theatre.
Mais apps para "storytelling" podem ser encontrados no site thecornerstoneforteachers.com.
E não podemos esquecer do lado criativo. O site movinghands.org mostra algumas ideias, como por exemplo, criar um teatro de brinquedo.
Visitem também o site inspirationlaboratories.com para muitas outras ideias.
E para finalizar, aqui temos uma lista de sites com histórias online. Aproveitem!
Story line onlineMagic keys - books
Curious George - stories books
BBC Cbeebies - stories
Storytime online
Andersen fairy tales
Oxford owl
Childtopia - Stories
Nenhum comentário:
Postar um comentário